sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Declaração de Rendimentos na Segurança Social

Peço desde já desculpa pelo post aborrecido mas como trabalho com estes temas não me consegui conter, porque penso que pode haver alguém que não saiba que tem de preencher esta brincadeira. Acho que os nossos governantes se lembram de mandar estas coisas cá para fora e não avisam as pessoas como deve de ser. Para quem se inscreveu na Segurança Social Directa eles enviam um email a avisar que têm que declarar o valor dos recibos/facturas de 2011, para quem tem contabilista, este acaba por tratar do assunto. Então e aquelas pessoas que são trabalhadores independentes e que não têm acesso a esse tipo de informação? Não entregam e depois.....coima!!! Eu sei que estamos em crise mas não gosto nada de ver o Estado a encher os bolsos à pala de coimas ainda mais porque os métodos deles são questionáveis.
Por isso, pessoal que seja trabalhador independente, quer passe os recibos verdes, facturas, vendas a dinheiro ou afins e que ainda não saiba, até 29 de Fevereiro têm que colocar o valor das vossas vendas e prestações de serviços no site da segurança social, e no caso de algum dos vossos clientes ser uma empresa ou outro trabalhador independente têm que descriminar esse valor associando-o ao número de contribuinte da entidade. Para poderem fazer isto têm que ter a senha de acesso à segurança social directa que se pode pedir aqui.
Espero que esta informação possa ser útil para alguém.

10 comentários:

  1. Olá Cris, eu recebi esse aviso, mas como acumulo atividade independente com dependente e estou isenta de pagamento de SS pela atividade independente, penso que estou de fora.... certo?

    Obrigada pelo serviço público!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo, quem está isento por estar a trabalhar por conta de outrém ou por ser pensionista não precisa de declarar. Bjs

      Eliminar
  2. Nem todos os recibos verdes são obrigados a declarar é o caso por exemplo dos isentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os que são isentos ao abrigo do artigo 157º não são obrigados a declarar, e os que são apenas comerciantes ou produtores também não. Bjs

      Eliminar
    2. Obrigada Cris pela tua amabilidade e por nos tirares esta duvidas.
      Jocas
      Sandra Cabaço (santosrodrigues@netcabo.pt)

      Eliminar
  3. Olá. Podes ajudar-me? tenho recibos verdes mas tb trabalho por conta de outrem, não faço pagamentos á segurança social porque já desconto no trabalho por conta de outrem. Tenho que apresentar na mesma esta declaração? Estou inscrita na Seg. Social Directa e não recebi nenhum email. Estou perdida, ai Meu Deus...
    Obrigada
    Jocas
    Sandra Cabaço (santosrodrigues@netcabo.pt)

    ResponderEliminar
  4. Oi Sandra, não te preocupes, no teu caso não és obrigada a declarar, quem está a descontar para outra entidade por mais do salário mínimo nacional está isento, e quem está isento não precisa de entregar. Se tiveres mais alguma dúvida é só dizeres ou manda um email. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADA
      Bom fim de semana
      Jocas
      Sandra Cabaço (santosrodrigues@netcabo.pt)

      Eliminar
  5. É sempre a mesma coisa....o estado é um ladrão e vigarista, pk se quisesse que as pessoas estivessem dentro da lei...avisavam nas! Mas neste caso interessa mais que paguem as multas....enfim é o País que temos...

    ResponderEliminar