segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como reparar uma casa velha sem gastar dinheiro?

Essa é a minha pergunta, quer dizer, nem é bem reparar é quase reconstruir.
O meu pai deixou a casa dos meus avós, fica numa aldeia, e é muito antiga, sei que ele queria repará-la mas já mesmo antes destas ultimas estadias no hospital, ele estava doente e não fez nada. E a casa não teve qualquer manutenção. Como foi a casa onde ele e o meu tio nasceram e ele gostava muito dela, eu e a minha mãe falámos em recuperar o que conseguissemos, uma vez que para vender também não dariam nada de jeito por ela e eu até gostaria de a recuperar, mas quando fizémos um reconhecimento em condições com fotos e tudo começámos a desanimar, está em muito mau estado, desde as telhas como o terraço, as paredes, etc. Até quando ligámos a água começou a sair água de umas escadas na cozinha.
Este fim de semana fomos lá, até porque é lá na aldeia que colocámos as cinzas do meu pai, e o meu tio também foi e ajudou-nos a encontrar a rotura, nem vos digo nada, o que vale é que o meu pai tinha lá umas ferramentas e lá andei eu a rebentar chão e parede à procura da rotura, conseguimos encontrar e o meu tio tinha uma peça que dava para remendar.
Mas agora digo, como é que vamos conseguir reparar aquela casa? Sim, porque se o dinheiro fluísse podíamos contratar pessoas, mas como  não é o caso, como poderemos fazer as coisas gastando o mínimo possível?
Já passaram por alguma situação parecida? Vejo nos blogs que recuperam bastantes coisas, mas com danos profundos? Aceitam-se ideias e sugestões please!!!