terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dicas que ajudam a perda de peso

Para quem procura perder uns quilitos ou está de dieta, seguem uns erros que as pessoas cometem por vezes sem saber e que acabam por prejudicar o processo de perda de peso:

1- Não comer cereais com chocolate ao pequeno-almoço, mesmo que sejam light, pois possuem açúcar de absorção rápida, devemos dar preferência aos cereais simples e ao pão escuro;

2- Não pensem que os alimentos light não engordam, ou vegan ou biológicos, quando pensamos que as coisas são light temos tendência para comer entre 25 a 40% mais do que é normal, é necessário estar sempre atento às doses e às calorias;

3- Não devemos beber líquidos à refeição (com excepção da água) pois o seu valor calórico é somado ao da comida, devemos portanto beber água e não em demasia uma vez que isso dificultará o processo digestivo;

4- Não devemos misturar proteínas e molhos nas saladas, ou seja, não devemos misturar frango com atum, com ovo, com almondegas de tofu, escolher apenas um e complementar com legumes e fruta, e relativamente aos molhos dar sempre preferência a um fio de azeite, ervas aromáticas ou limão;

5- Não devemos ingerir hidratos de carbono à noite, especialmente os encontrados no pão, nas massas, na batata e na fruta. Não devemos incluir estes alimentos no jantar uma vez que o nosso metabolismo à noite é mais lento e a alimentação deve acompanhar essa redução.

6- Não devemos passar mais de 3 horas sem comer, nem comer à pressa, passar mais de 3 horas sem comer provoca, no nosso corpo, baixas de açúcar e alterações em certas hormonas que só com a ingestão regular e em pequenas quantidades de alimentos pode ser revertida. Comer à pressa, sem mastigar devidamente os alimentos já que o cérebro demora, em média, 20 minutos a perceber o nível de saciedade do estomâgo;

7- Não devemos cozinhar nem ir ao supermercado de barriga vazia, para evitarmos petiscar e provar a comida mais vezes que necessárias (mastigar uma pastilha elástica pode ajudar) e para evitar irmos ao supermercados e comprar coisas que vão estragar a dieta;

8- Não devemos pensar que o nosso metabolismo é igual ao das outras pessoas, o dos homens é por natureza mais veloz que o das mulheres, por isso evitar roubar batatinha frita do prato dele;

9- Não devemos comer doces à sobremesa, se tivermos mesmo que o fazer, devemos fazê-lo num lanche acompanhado por fruta ou iogurte, assim temos a noção que já cometemos um desvio e teremos a tendência de compensar na próxima refeição principal;

10- Não devemos iniciar uma dieta por nós apenas, devemos procurar a ajuda de um especialista pois só assim teremos alguém a elaborar um plano que se adapte ao nosso estilo de vida e às nossas necessidades, assim como devemos informar as pessoas mais próximas de nós para que ajudem e não sabotem o nosso regime.


Truque que funciona: Beber um copo de água simples ou em infusões e chás, em jejum pode ajudar a repor alguns líquidos eliminados, fazendo com que o organismo se concentre na perda de massa gorda.

Fonte: Saber e Viver - Outubro 2012