Em vez de começar o ano com não sei quantas resoluções que depois acabam por cair em saco roto, este ano vou dar um passo de cada vez, vou tentar, pode ser que assim se tornem hábitos :)
Começo com o óleo, sabem que o óleo não deve ser deitado pelo ralo? Para além de contaminar a água, pode provocar danos nos canos que implicam obras e substituições, portanto não é a forma mais amiga do ambiente de lidar com ele nem a mais económica
Imagem da Plantverd |
Existem os óleões, e mais do que aquilo que pensam, basta fazer busca na página da vossa câmara municipal e ali indicam por zonas. Assim é guardar os óleos (seja de fritar, seja das latas de atum, etc menos os dos carros) numa garrafa ou garrafão e despejar nestes recipientes quando estiver cheia, e podem deitar a garrafa na reciclagem que geralmente está ao lado. Também podem entregar em restaurantes que façam tratamento de óleos alimentares, mas acho que eles pagam por litro por isso se calhar é melhor o Oleão, além disso existe um acordo, pelo menos na autarquia da Amadora, com a AMI em que por cada litro de óleo recolhido será entregue um donativo para o combate à exclusão social.
Portanto, solução amiga do ambiente, económica e solidária, que vos parece?